8 filmes brasileiros que fizeram sucesso no exterior

Hoje é dia de mais uma #ListaPrime! O pessoal do canal no youtube Pipocando fez uma seleção com 8 filmes brasileiros que bombaram na gringa e nós, da equipe do Prime Box Brazil, trazemos essa lista especialmente para você! Sente, pegue a pipoca e anote as sugestões de filme para ir assistindo durante a semana! 

1- O CANGACEIRO (1953)

o-cangaceiro

Exibido em mais de 80 países, o longa ‘O Cangaceiro’, de Lima Barreto, ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora no Festival Internacional de Cannes. O sucesso do filme foi tanto que o ator Milton Ribeiro virou personagem de histórias em quadrinhos.  O Cangaceiro’ ocupa a 64ª posição no ranking dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

 

2- O PAGADOR DE PROMESSAS (1962)

o-pagador-de-promessas

 O longa do diretor Anselmo Duarte é até hoje o única produção sul-americana a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Após o recebimento do prêmio, o diretor e a equipe do filme que viajou até o Festival foi recebida com um desfile público em carro aberto ao desembarcar no Brasil. O filme é considerado o 9º melhor filme brasileiro da história.

 

3- CENTRAL DO BRASIL (1998)

central-do-brasil

A produção levou o nome do Brasil ao Oscar! O longa foi indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e a atriz Fernanda Montenegro faturou uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz no ano de 1999. Esta foi a primeira vez que uma artista latino-americana foi indicada nessa categoria. ‘Central do Brasil’ não conseguiu conquistar o Oscar, mas levou vários prêmios em festivais do mundo inteiro.

 

4- CIDADE DE DEUS (2002)

cidade-de-deus

‘Cidade de Deus’, 8º melhor filme brasileiro de todos os tempos, é considerado por muitos um marco e que a partir dele o cinema brasileiro iniciou um novo ciclo. Dirigido por Fernando Meirelles, recebeu quatro indicações ao Oscar, nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia. O filme levou mais de 3 milhões de espectadores ao cinema.

 

5- TROPA DE ELITE (2007)

tropa-de-elite

A produção foi a responsável por lançar o diretor José Padilha e o ator Wagner Moura ao cinema mundial. Depois de ‘Tropa de Elite’, Padilha dirigiu o hollywoodiano ‘RoboCop’ e lançou a série ‘Narcos’. Aliás, ‘Narcos’ é protagonizada por Wagner Moura. Tropa de Elite também é o filme mais pirateado da história brasileira. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE estimou que mais de 11 milhões de pessoas teriam visto o filme em sua versão pirata. 

 

6- O MENINO E O MUNDO (2014)

design-sem-nome-1

A animação brasileira foi vendida para mais de 80 países e foi um dos cinco indicados ao Oscar de melhor filme de animação na edição do prêmio em 2016. Não deu para levar a estatueta, que ficou com o ‘Divertida Mente’, produzido pela Pixar e lançado pela Disney, mas foi reconhecido com o título de Melhor Animação Independente no Annie Awards, o Oscar da animação mundial.

 

7- QUE HORAS ELA VOLTA (2015)

design-sem-nome

O longa, de Anna Muylaert, estreou primeiro no exterior! A estreia mundial do filme aconteceu no início de 2015, no Sundance Film Festival, em Utah nos Estados Unidos. Na ocasião, Regina Casé e Camila Márdila ganharam o Prêmio Especial do Júri na categoria de interpretação de cinema mundial. Depois disso, o longa estreou nos cinemas de sete países europeus, antes de chegar ao Brasil em 27 de agosto de 2015. 

 

8- AQUARIUS (2016)

design-sem-nome-2

Protagonizado pela atriz Sônia Braga, o filme ‘Aquarius’ possuí 97% de aprovação no site Rotten Tomatoes, agregador de críticas de cinema e televisão. A produção foi indicada a diversos prêmios internacionais, entre eles Independent Spirit Awards, César e Prêmio Platino.  O filme também foi selecionado para a Mostra Competitiva do Festival de Cannes em 2016.

 

Agora você já tem sugestão de filme para os próximos dias! Não deixe também de conferir fotos dos bastidores de alguns filmes nacionais e uma lista com 5 filmes de terror brasileiros

logo-prime