Três obras do cinema inspiradas em histórias de Machado de Assis

uns_bracos_foto1

Tramas que misturam suspense, drama e romance que por vezes ainda tem alguns toques de humor. Esse é um resumo das obras de um dos principais escritores brasileiros, o carioca Machado de Assis. Nascido em 21 de janeiro de 1839, Machado de Assis é lido até hoje e seus livros não perdem nunca a originalidade. Tamanha é a admiração pelo escritor que muitas de suas obras acabaram ganhando adaptações no cinema.

Conforme um levantamento da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 70 anos, obras de Machado de Assis foram adaptadas pelo menos 20 vezes. No Prime Box Brazil você pode conferir uma dessas adaptações. O curta-metragem “Uns Braços”, inspirado em um conto de Machado de Assis de mesmo nome, conta a história do fascínio do adolescente Inácio pelos braços de Dona Severina, esposa de seu patrão.
Além deste belo romance, cheio de poesia vale a pena conhecer outras obras de Machado de Assis. Para isso a equipe da Box Brazil preparou uma lista com outros 3 títulos do escritor carioca que também foram adaptadas para o cinema. Confere:

1- A Cartomante (2005)
O filme traz a história de Rita que ao se ver apaixonada pelo amigo de infância do noivo busca uma cartomante que lhe revela que o romance pode ter um fim trágico. Com Déborah Secco, Luigi Baricelli e Giovanna Antonelli, o longa trata-se de uma obra contemporânea inspirada no conto homônimo de Machado de Assis.

2- Memórias Póstumas de Brás Cubas (2001)
Após ter morrido em 1869 Brás Cubas, interpretado pelo ator Reginaldo Faria, decide narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida. O filme conta também com o ator Marcos Caruso, dando a vida a Quincas Borba, e os atores Petrônio Gontijo, Stepan Nercessian e Sônia Braga.

3- Dom (2003)
A história de Capitu e Bentinho não poderia ficar de fora! No filme Dom o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, é contado de uma outra forma pelo diretor Moacyr Góes. Na trama Bento (Marcos Palmeira) é um homem cujos pais, apreciadores de Machado de Assis, resolveram batizá-lo com este nome e ele acredita que está destinado a viver a mesma história do livro.
Já deu para ter uma provinha do quão incrível são as histórias do Machado de Assis, né? Então não perde a oportunidade de conhecer ainda mais da obra do escritor com o curta-metragem “Uns Braços”, que é exibido no Prime Box Brazil.

logo-prime