Estreias do cinema brasileiro – 17 de maio

Nesta quinta dois longas brasileiros entram em cartaz nas salas de cinema do país. O principal destaque é o documentário O PROCESSO, que mostra o impeachment de Dilma Roussef. A produção foi ovacionada pela critica na estreia no Festival de Cinema de Berlim.

 

0614572-jpg-cx_160_213_x-b_1_d6d6d6-f_jpg-q_x-xxyxxO PROCESSO
Direção: Maria Augusta Ramos
Gênero: Documentário
Sinopse: O documentário acompanha a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções nos acontecimentos. A diretora Maria Augusta Ramos passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidenta Dilma Rousseff do cargo.

 

A diretora não facilita a vida do espectador. Com 137 minutos de duração, o projeto é extenso, verborrágico, repleto de termos técnicos e jurídicos. Ao invés de se concentrar na histeria coletiva das ruas ou na condenação prévia da mídia hegemônica, Maria Augusta Ramos permanece nos corredores do Senado, escutando ambos os lados, vendo cada equipe discutir embargos infringentes, metas orçamentárias, emendas parlamentares, ajustes fiscais, porcentagens, datas, interpretações de leis etc. (AdoroCinema)

5836266-jpg-cx_160_213_x-b_1_d6d6d6-f_jpg-q_x-xxyxxQUERIDA MAMÃE
Direção: Jeremias Moreira Filho
Gênero: Drama
Sinopse: Heloísa (Letícia Sabatella) é uma médica que sofre de infelicidade crônica, tendo problemas com o marido (Marat Descartes) e a própria mãe (Selma Egrei), a quem constantemente acusa de tê-la preterida pela irmã, Beth. Após se separar do marido, Heloísa conhece no hospital em que trabalha a pintora Leda, que sofreu um acidente de carro. Grata pelo atendimento prestado, Leda deseja pintar um quadro da médica. Inicialmente reticente, ela aceita a proposta e, ao visitar o ateliê, acaba se envolvendo com a pintora. Entretanto, por mais que o novo relacionamento deixe Heloísa bem mais feliz, ela precisa lidar com o preconceito tanto de sua mãe quanto da própria filha.

5752535-jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

Fonte: AdoroCinema