KVMH e Kering reformulam suas normas para Semana de Moda de Paris

corpos

O luxuoso grupo francês LVMH e a holding francesa Kering divulgaram uma carta com mudanças urgentes que devem ser seguidas em seus desfiles a partir da Semana de Moda de Paris. As novas normas foram criadas para dar condições dignas de trabalho para os modelos. A mais comentada delas é que modelos que vestem “32” não irão mais participar dos desfiles, uma ideia que estimula a repensar o modelo de corpo exigido pela indústria da moda. 

“Nós não poderíamos aceitar esse status. Se alguém precisasse agir, tínhamos que ser nós mesmos. Decidimos isso por conta de nosso comprometimento e crença de que precisamos dar exemplo, tomar frente e aplicar as regras que são relevantes para nós”, explicou François-Henri Pinault, presidente e chefe executivo da Kering.

 

Conheça as novas regras:

– As grifes dos dois grupos não poderão trabalhar com modelos sem um certificado médico recente ( 6 meses ) afirmando que elas estão aptas a trabalhar.
– As grifes da LVMH e Kering vão tirar modelos números 32 de seus casting. A mulher mais magra do desfile deve vestir 34. Os homens mudarão do tamanho 42 para 44. Para dar suporte aos modelos, as grifes deverão disponibilizar psicólogos e psicoterapeutas.
– Nenhum modelo menor de 16 anos deve ser contratado para representar adultos em desfiles ou campanhas.
– As regras a seguir se aplicam aos modelos entre 16 e 18 anos.
– Eles não podem trabalhar entre 22h às 6 da manhã.
– É necessária a presença de um acompanhante que more com o adolescente.
– As agências devem se assegurar que os modelos estudem.
– Os modelos devem ter referência de um local onde possam reclamar de um agente, de um diretor de casting ou marca.
– As marcas do LVHM são Louis Vuitton, Fendi, Bvlgari, Berluti, Céline, Donna Karan, Nowness, Emilio Pucci, Givenchy, Kenzo, Loewe, Marc Jacobs, StefanoBi, Thomas Pink, entre outras.
– As marcas da Kering são Brioni, Sergio Rossi, Bottega Veneta, Boucheron, Yves Saint Laurent, Bédat & Co, Alexander McQueen, Stella McCartney e Balenciaga.