#ListaPrime: filmes para curtir no Dia Mundial do Rock!

Hoje, dia 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock! A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento de rock que aconteceu nesse dia em 1985, em prol dos famintos da Etiópia. Os concertos foram realizados no Wembley Stadium, em Londres, e reuniu grandes nomes e bandas como Queen, U2, David Bowie e Elton John.

Para comemorar a gente fez uma #ListaPrime especial com filmes que trazem o melhor do rock nacional. Pegue a pipoca, ajuste o volume das caixas de som e vem curtir um rock’nroll com a gente! 🤘

 

cazuza-o-tempo-nao-para

1- CAZUZA – O TEMPO NÃO PÁRA (2004)

A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.

Protagonizado por Daniel de Oliveira, que se preparou para interpretar Cazuza durante 1 ano, o longa traz ainda a grande Marieta Severo, dando vida a mãe do músico.

raul-o-inicio-o-fim-e-o-meio

2- RAUL – O INÍCIO, O FIM E O MEIO (2012)

Trajetória do conhecido cantor e compositor, polêmico, ícone e criador da “sociedade alternativa” ao lado parceiro inseparável, hoje escritor, Paulo Coelho. Um raio x do astro do rock brasileiro através de documentos, depoimentos de familiares, ex-esposas, filhas, amigos, músicos e compositores.

Dirigido por Walter Carvalho, Evaldo Mocarzel e Leonardo Gudel, o documentário teve entrevistas na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, nos Estados Unidos e Genebra, onde moram as ex-esposas de Raul.

somos-tao-jovens

3- SOMOS TÃO JOVENS (2013)

Brasília, 1973. Renato, interpretado por Thiago Mendonça, acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

faroeste-caboclo

4- FAROESTE CABOCLO (2013)

João (Fabrício Boliveira) deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo (César Troncoso), com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um emprego como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance, mas logo João se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), que coloca tudo a perder.

O longa é baseado na música “Faroeste Caboclo”, composta pelo cantor Renato Russo em 1979.

rock-brasilia-era-de-ouro

5- ROCK BRASÍLIA – ERA DE OURO (2011)

Documentário nacional sobre a trajetória do cenário rock/musical de Brasília nos anos 80, desde os primórdios, das bandas embrionárias até o estouro nacional de Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Com depoimentos de diversos músicos, familiares e personalidades importante, o filme revela detalhes sobre a chamada Era de Ouro da cidade e a origem de diversos grupos.

 

Fonte: AdorCinema