Box Brazil participa do 1º Seminário do Festival de Cinema de Alter do Chão

Seminário de Estratégias, Ações e Financiamento da produção audiovisual reuniu mais de 500 participantes e trouxe para Alter do Chão e Santarém conhecimento e informação em mais de 25 horas de palestras e debates

 

As boas energias da floresta e dos rios conspiram a favor do Festival de Cinema de Alter do Chão. Esse foi o sentimento após o 1º Seminário que reuniu muita gente interessada em fazer cinema na Amazônia, incluindo a Box Brazil que foi representada pelo diretor geral dos canais Prime Box Brazil, Travel Box Brazil e FashionTV, Ramiro Azevedo.

Foram três dias de muitas informações e debates acerca de oportunidades de negócios no setor e o impacto do projeto na socioeconomia local. Foram abordados temas como as linhas de financiamento através da Ancine, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), roteiro de série, produção audiovisual comunitária, o poder da imagem, possibilidades de negócio, ferramentas de comunicação para conteúdo e prestação de contas em projetos.

Dez estados, quinze municípios do Pará e dezenas de organizações dos povos da Amazônia, além de profissionais do audiovisual estiveram envolvidos no seminário. Ao final, foi assinada uma Agenda de Compromissos com o Festival de Cinema de Alter Chão, elaborada pela coordenação do evento com o intuito de encaminhar todas as metas para a sua realização marcada entre os dias 21 e 27 de outubro de 2019.

Ayla Tapajós, santarena e estudante de comunicação expressou as suas impressões do evento, “foi algo literalmente de ‘sair da caixinha’ da nossa realidade de um município no interior da Amazônia onde as coisas parecem distantes, mas, na verdade, é só uma questão geográfica”.

Dizer que foi de grande valia para todos nós que trabalhamos na área da comunicação já há algum tempo, também para as comunidades tradicionais, ribeirinhos e a importância mais ainda pelo fato de estarmos inseridos nesse processo”, avaliou Renan Bezerra, radialista do município de Medicilândia.

A participação de empresas importantes na indústria do audiovisual foi um diferencial que chamou muita atenção do público. Fox Latinoamerica, Canais Box Brazil, GloboNews e Olhar Distribuição trouxeram novas perspectivas de mercado pra a região.

Além do seminário e todo o conhecimento compartilhado com cerca de 500 participantes, a cultura regional teve papel de destaque com a presença de artistas como Sebastião Tapajós e Gonzaga Blantez.

Vou olhar em direção ao rio Tapajós e agradecer por tudo que aconteceu aqui, superamos as nossas expectativas, e trouxemos para a Amazônia o que há de melhor em termo de conhecimento sobre o cinema brasileiro e isso é só o começo de tudo. Obrigado, Alter do Chão, obrigado Amazônia!”, disse emocionado Locca Faria, diretor do Festival de Cinema de Alter do Chão. A realização do Seminário foi da Krioca Comunicações. Durante os três dias de evento, temas e visões diversas compuseram o o conteúdo das palestras e debates e a inclusão do povo local nesse processo da formação de um polo audiovisual no meio da maior concentração de floresta em pé do mundo, no Tapajós.