“Cidades de Cinema”, nova série do Prime Box Brazil, desbrava os vínculos entre capitais brasileiras e a sétima arte

Série propõe análise simbiótica entre a memória social das cidades e os filmes que as retratam.

 

A relação dialética entre o cinema e capitais brasileiras é objeto de análise da série documental “Cidades de Cinema”, que estreia dia 2 de outubro, às 21h, no canal Prime Box Brazil. Disponível na maioria das operadoras de televisão por assinatura, o canal pode ser acessado também, ao vivo, pela plataforma de streaming Box Brazil Play.

 

Contada em 9 episódios, cada qual destinado a uma capital brasileira com relevante produção audiovisual, a série explora as relações de mútua determinação entre a memória coletiva das cidades e os filmes que as retratam. A produção preza pela historicidade dos registros e seu potencial elucidativo sobre a história local, associando os aspectos técnicos e discursivos da tela à história social do tempo rememorado, estabelecendo vínculos entre as cidades e o cinema.

 

Ao revisitar obras fundamentais do cinema brasileiro, a série se preocupa em estabelecer uma genealogia do conteúdo e de sua percepção social, cuja evolução é utilizada para estabelecer aspectos idiossincráticos de sua população e produção audiovisual. Com isso, a narrativa é conduzida de forma a demonstrar que as determinantes temporal e geográfica, inerentes a qualquer registro humano, contém potencial elucidativo tão potente quanto o discurso estabelecido em tela sobre os objetos ou problemáticas abordadas. 

 

A obra reforça sua proposta didática com análises sobre a história da sétima arte no país. Ao lembrar a primeira gravação de paisagens brasileiras, realizada pelo italiano Afonso Segreto em 1898, ou ao resgatar os movimentos incipientes de realizadores em Recife e Salvador, somos convidados a refletir sobre os vínculos entre a produção cinematográfica e o estabelecimento de uma cultura urbana em diferentes regiões do país, cada qual tributária de uma complexa evolução cultural.

 

A série traz depoimentos de nomes fundamentais das artes visuais brasileiras, como Werner Shumann, Paulo Leminski, Celina Alveti, Sylvio Back, Fernando Severo, Sidy Correa, Jaime Lerner, Francisco Alves, Valêncio Xavier, Heloisa Passos, Nivaldo Lopes, Pedro Merege, Estevan Silveira, Luciano Coelho, Rafael Urban, Juliana Sanson, Laís Melo, Eloi Pires Ferreira, Eduardo Colgan, William Biagioli, Silvia Monteiro e Marco Jorge.

 

SERVIÇO

Série documental “Cidades de Cinema”

Onde: Prime Box Brazil.

Estreia: 02 de outubro, 21h.

Novos episódios: sábados, 21h.

Reprises: segundas, 09h30; terças, 10h30; quartas, 08h30; quintas, 12h e sextas, 01h.

Duração: 52 minutos por episódio.

Classificação indicativa: 14 anos.