Discos-fantasmas dos Bee Gees, Beatles e Peninha são investigados em série de TV sobre bastidores da indústria musical

Assunto é tema do 4º episódio de ‘História Secreta do Pop Brasileiro’, que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 1, às 22h30, no canal por assinatura Music Box Brazil

Outubro de 2019 – Os covers musicais ganharam fôlego no Brasil na década de 1980. Dos Bee Gees a Beatles, de Peninha a trilhas de novelas, são casos de obras vendidas como mas são autênticos “gato por lebre”. As réplicas eram reproduzidas nos chamados “discos-fantasmas”, gravados por músicos ainda hoje desconhecidos do público, sob encomenda de varejistas, pelo potencial de vendas. O assunto é tema do quarto episódio da série ‘História Secreta do Pop Brasileiro’, que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 1, às 22h30, no canal de TV por assinatura Music Box Brazil.

Os discos que se passavam pelos trabalhos de sucesso à época supriam a limitação financeira da indústria
brasileira para produzir trabalhos originais dos cantores e bandas populares. “Gravadoras pequenas não tinham esses artistas no repertório. Se não podiam ter Bee Gees, elas gravavam as músicas deles com coro, outros arranjos e faziam pot-pourri. Dava muito certo”, explica o produtor Carlinho Borba Gato em entrevista à série.

Intérprete consagrado da música popular brasileira, Gilliard é também mestre da imitação. Ele é considerado um dos principais cantores contratados pelas gravadoras para simular vozes de mais de 20 intérpretes de sucesso. “Fiz de tudo. Peninha, José Augusto, Fernando Mendes, Perla, Adriana, Diana e Odair. É muita gente”, revela o artista da década de 1970 em depoimento ao documentário. Ele brinca: “ Agora eu estou contando. Aquele cara lá não é o original, sou eu”, referindo-se a voz imitadora das músicas.

O quarto episódio da série ‘História Secreta do Pop Brasileiro’ fará uma visita a sebos e colecionadores de vinis para revelar os “discos fantasmas”. A Brasidisc, por exemplo, é revelada como um dos selos musicais mais atuantes em coletâneas de discos fantasmas do Brasil. O portfólio da gravadora inclui até canções para relaxamento de cães. “Foi a primeira a ser fundada para atender os atacadistas. Eles criavam o produto próprio e você divulgava no próprio atacado ou loja”, esclarece Marcelo Zan, que trabalhou com direitos autorais na Brasidic.

A série de TV ‘História Secreta do Pop Brasileiro’ é baseada no livro ‘Pavões Misteriosos’ (Editora Três Estrelas, 256 páginas, 2014), escrito por André Barcinski, que assina roteiro e direção da obra audiovisual. Produzida pela Kuarup com narração do cantor e compositor tropicalista Arrigo Barnabé, o filme desvenda em oito episódios temáticos o pop brasileiro das décadas de 1970 e 1980.

SERVIÇO
4º episódio ‘História Secreta do Pop Brasileiro’
Quando: 01/11, às 22h30
Canal por assinatura: Music Box Brazil
Produção: Kuarup
Direção geral e roteiro: André Barcinski
Reprises: sábados, às 10h30; domingos, às 18h30; e terças-feiras, às 13h30.

Classificação indicativa: Livre