Domingueiras popularizaram carreiras de cantores e repertório de rádios na década de 1960 no Brasil


Assunto é tema do 7º episódio da série de TV História Secreta do Pop Brasileiro, que vai ao ar nesta sexta-feira, 22, às 22h30, pelo canal por assinatura Music Box Brazil

Novembro de 2019 – As domingueiras, como os bailes aos finais de semana ficaram conhecidos, popularizaram cantores e hits de sucesso na música brasileira entre 1960 e 1970. Odair José, Lincoln Olivetti e Paulo Massadas são alguns ídolos revelados ao grande público por conta dessas festas. O assunto é tema do 7º episódio da série de TV História Secreta do Pop Brasileiro, que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 22, às 22h30, no canal por assinatura Music Box Brazil.

Cerca de 60 faixas cantadas por apresentação, o que equivale a cinco horas de duração, extraídas das paradas mundiais. É como músicos entrevistados pela série caracterizam as domingueiras. Crooner antes da carreira no brega romântico, o cantor e compositor Odair José revela ter cantado de Beatles a The Rolling Stones antes de gravar músicas autorais em 1970. Sobre sua “escola musical” ele define: “girava muito em cima do que o povo quer ouvir. Músicas consagradas, grandes clássicos e aquele sucesso do rádio”.

O repertório dos bailes também elegeu novos sucessos. “Hoje, a gente toca aquilo que está no rádio. Naquela época [1970], nós é quem escolhíamos o repertório, pois demorava muito para chegar [ao Brasil]. Nós tínhamos amigos comissários e pilotos, que viajavam muito. Eu falava: ‘Oh, traz o que estiver em primeiro lugar no Cash Box Billboard’. As pessoas traziam e a gente tocava. As músicas se tornavam sucesso e as rádios iam lá nos lugares para ver o que a gente estava tocando e muitas vezes nos pediam os discos para tocarem nas rádios”, explica o músico, cantor e compositor Dudu França.

A série de TV História Secreta do Pop Brasileiro é baseada no livro Pavões Misteriosos (Editora Três Estrelas, 256 páginas, 2014), escrito por André Barcinski, que assina roteiro e direção da obra audiovisual. Produzida pela Kuarup com narração do cantor e compositor tropicalista Arrigo Barnabé, o filme desvenda em oito episódios temáticos o pop brasileiro das décadas de 1970 e 1980.

 

SERVIÇO
7º episódio de História Secreta do Pop Brasileiro
Quando: 22/11, às 22h30
Canal por assinatura: Music Box Brazil
Produção: Kuarup
Direção geral e roteiro: André Barcinski
Reprises: sábados, às 10h30; domingos, às 18h30; e terças-feiras, às 13h30.
Classificação indicativa: Livre