Efervescência cultural de Porto Alegre nos anos 1980 é abordada em documentário exibido pelo Prime Box Brazil

“Filme sobre um Bom Fim” retrata a transformação cultural da capital gaúcha, cujo epicentro foi no bairro Bom Fim. Documentário vai ao ar no dia 15 de agosto no Prime Box Brazil e pode ser assistido também pela plataforma de streaming Box Brazil Play.

 

A efervescência cultural de Porto Alegre nos anos 1980, época de florescimento do rock gaúcho, do cinema urbano e de experimentações estéticas na televisão e no teatro de rua porto-alegrenses é rememorada no documentário “Filme sobre um Bom Fim”. O conteúdo estreia dia 15 de agosto no canal Prime Box Brazil e pode ser acompanhado também pela plataforma de streaming Box Brazil Play

 

Através do resgate de imagens da época e de depoimentos de artistas e frequentadores que participaram da transformação cultural no bairro Bom Fim, o filme traça uma genealogia da vida boêmia e intelectual da cidade. A obra demonstra que o cenário cultural dos anos 1980 começou a ser gestado décadas antes, quando discussões acadêmicas, revolução sexual e ideais libertários formavam o pano de fundo da contestação local à Ditadura Militar. 

 

Além das transformações nas subjetividades das personagens, o documentário demonstra os efeitos das mudanças à materialidade do bairro. O processo de especulação imobiliária gerou um processo de gentrificação, que removeu importantes espaços culturais e alterou não apenas o público frequentador, mas também a vocação contracultural da área.

 

Documentário “Filme sobre um Bom Fim”

Onde: Canal Prime Box Brazil e plataforma de streaming Box Brazil Play.

Estreia: 15 de agosto, às 19h.

Reprises: 19/08, às 06h45; 21/08, às 19h; 24/08, às 06h45; 27/08, às 06h45 e 29/08, às 03h.

Duração: 88 minutos.

Classificação indicativa: 12 anos.