FashionTV Brasil: 10 anos no ar

 

Além de marcar os dez anos de dedicação a um conteúdo totalmente voltado ao universo da moda, 2022 também inaugura um novo momento para o FashionTV. O canal, que faz parte do portfólio da Box Brazil, planeja dar continuidade à expansão de sua linha editorial com novos programas e formatos, que exploram temáticas que se conectam direta ou indiretamente ao tema da moda no Brasil. Além disso, estão previstas parcerias e investimentos que fomentem a presença em espaços digitais, bem como a ampliação da veiculação de produções nacionais. 

Assuntos como design, decoração, sustentabilidade e empreendedorismo feminino são alguns dos que devem ganhar força no segmento em que o FashionTV atua.

Segundo Ramiro Azevedo, diretor geral do FashionTV Brasil, o canal já mapeia temáticas como essas, para incluir no mercado de conteúdos de catálogo e projetos.  A estratégia tem como objetivo sanar a principal dificuldade que o segmento encontra para conectar os conteúdos mais focados em moda com um público mais amplo, o que acaba, de alguma forma, dando a impressão de que moda diz respeito apenas à elite e é sinônimo de luxo e riqueza, conforme indica o diretor. 

“Isso acaba afastando uma parcela do público que já consome moda e conteúdos ligados à moda mas, mesmo assim, não se vê inserido e não tem essa compreensão de que moda pode ser popular”, declara Azevedo. “Nossa estratégia é oferecer conteúdos que apresentam a moda sob vários ângulos, desde o ponto de vista da moda de passarela e grandes eventos, passando pela apresentação de conceitos como upcycling (reutilização criativa), moda sustentável, tecnologia vestível (wearables), fazendo resgate histórico da moda no mundo”, acrescenta.

Design Vision – primeiro reality sobre moda sustentável na TV

Seguindo ainda uma lógica de misturar conteúdo e entretenimento, o FashionTV deverá investir em formatos de conteúdo como reality shows. Um exemplo é a estreia do Design Vision, sobre moda sustentável, que contou com dez estudantes de moda da Grande São Paulo para encarar desafios que devem levar em consideração questões ambientais e econômicas.

Dentre esses e outros conteúdos, há a intenção de fomentar a produção nacional. Ramiro explica que o FashionTV, assim como os demais canais da Box Brazil, tem sua programação baseada em conteúdos produzidos por produtoras independentes de todo o Brasil. “Esperamos que, com a retomada das ações do Fundo Setorial do Audiovisual, possamos acelerar alguns projetos muito interessantes que estão aguardando contratação, bem como prospectar novos projetos”, endossa. 

Entre as parcerias já confirmadas, uma delas foi feita com a Editora Trip com a exibição do projeto Casa TPM. O programa deverá abordar temas como saúde mental, sociedade do cansaço, maternidade, delícias e frustrações do corpo e novas visões sobre o envelhecimento. Há também outros projetos engavetados, que estão aguardando datas de estreia por conta da pandemia. O mesmo se enquadra para a cobertura de eventos de moda no Brasil.