FashionTV e Lascene Produções preparam documentário sobre moda plus size

‘Moda Sem Medida’ é protagonizado pelas influenciadoras digitais Ju Romano e Maristela Abreu e a dançarina Thaís Carla

Fevereiro de 2019 – O FashionTV, canal de TV por assinatura do grupo Box Brazil, está produzindo, em parceria com a Lascene Produções Artísticas, o documentário ‘Moda Sem Medida’, que traz um panorama do universo da moda para mulheres gordas no país. As gravações já começaram em um casarão no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, com três protagonistas: as influenciadoras Ju Romano e Maristela Abreu e a dançarina Thaís Carla. A direção é de Vanessa de A. Souza.

A ideia do ‘Moda Sem Medida’ surgiu a partir da constatação de que a moda e o estilo plus size estão cada vez mais na ordem do dia e que abrem caminhos para a discussão de temas importantes para a mulher contemporânea. “A liberdade de não seguir padrões de beleza, de comportamento ou de atitude, expressa no slogan ‘meu corpo, minhas regras’, permeia o roteiro, a partir das histórias das protagonistas e de outras garotas”, afirma Vanessa. Ela conta que o documentário da voz a mulheres bem-sucedidas — na vida profissional, pessoal ou amorosa —, contando suas jornadas da superação do preconceito até a autoaceitação. “E mais do que isso! Até se tornarem referência para outras mulheres”, completa a diretora do documentário.

Segundo informações da Lascene, a moda, nesse contexto, aparece como símbolo não apenas da autoaceitação, mas evidencia um processo de mudança mercadológica, já que, segundo estudos da Associação Brasil Plus Size até 2022 o segmento deve alcançar uma receita anual de R$ 20 bilhões. “Este é um setor que vem crescendo a uma média de 8% ao ano e estima-se que haja mais de 100 milhões de possíveis consumidores no país”, explica Vanessa. Tanto em termos de estilo, como apontam as protagonistas de ‘Moda Sem Medida’, quanto em relação aos negócios, fica mais fácil compreender que ainda há muito a desenvolver no segmento de moda para tamanhos grandes no Brasil.

O documentário aborda não somente aspectos relacionados à moda plus size, mas também temas como gordofobia, autoestima, relacionamentos e mercado de trabalho. Além das três protagonistas, a produção dá voz a diversas outras mulheres que tenham alguma relação com o tema, como as influencers Eliana Jordão (@damajordão) e Laine Souza (@gordabemresolvida).

As protagonistas
Ju Romano, 29 anos, paulista, veste 50/52 no quadril e 48/50 na parte de cima, comanda o blog “Ju Romano — Entre tapetes e vinis” desde 2009. Foi vendedora de loja, roteirista musical, assessora de imprensa e repórter de moda e beleza. Hoje faz consultoria de moda. Têm quase 300 mil seguidores no Instagram. No documentário, Ju é a personagem que faz a ligação entre a mulher gorda e o mercado de moda.

Maristela Abreu, 33 anos, publicitária, carioca, é autora do blog “Tamanho P — Porque a vida é grande”, criado em 2011. Usa manequim 54 e acha que a vida é muito boa para se perder tempo tentando entrar em uma calça. Trabalha em uma grande corporação, faz mestrado e ainda está às voltas com os preparativos de seu casamento. O perfil do blog no Instagram tem 33 mil seguidores. Em ‘Moda Sem Medida’, Maristela representa a mulher que precisa lidar com as questões do próprio corpo em relação ao trabalho, à família e ao casamento.

Thaís Carla, 27 anos, manequim 60, carioca, casada, uma filha, virou celebridade nacional ao aparecer no clipe “Paradinha”, de Anitta, lançado em maio de 2017 e que já tem cerca de 300 milhões de visualizações. De lá para cá, Thaís, que dança desde que se entende por gente, teve ascensão meteórica nas redes sociais e está prestes a alcançar 500 mil seguidores no Instagram. Além de dançar, trabalha como garota-propaganda de produtos de moda e beleza. No documentário, ela mostra que as mulheres gordas estão conquistando espaço de destaque em áreas até então bastante restritas a um corpo dentro dos padrões.