Maestro Andre Matos justifica admiração por “ídolo da guitarra” para produção de álbum conjunto

Depoimento de arquivo inserido no penúltimo episódio da série “Robertinho de Recife? Robertinho do Mundo!” vai ao ar nesta segunda-feira (30), às 22h45, no Music Box Brazil

 

A recuperação de um infarto foi decisiva para o retorno do ‘herói da guitarra’ aos palcos, após 30 anos dedicado à carreira de produtor, o que culminou no lançamento do disco “Back for More(2014), fruto de nova formação da banda Metal Mania. O assunto é tema do penúltimo episódio da série documental “Robertinho de Recife? Robertinho do Mundo!”, que vai ao ar nesta segunda-feira (30), às 22h45, pelo canal de TV por assinatura Music Box Brazil.

 

No decorrer do programa, depoimentos de médicos e da esposa Claudia André relembraram o grave problema de saúde que quase custou a vida do então paciente de 61 anos, levando-o à internação em UTI para colocar estentes no coração. Para a transição da Metal Mania, Robertinho introduziu a presença feminina, com segunda guitarra de Isa Nielsen e bateria de Jully Lee. O audiovisual também trará à tona os bastidores de shows do grupo no Brasil e internacionais.

 

Em depoimento de arquivo particular, o falecido vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman, o maestro Andre Matos, (1971-2019), justifica à admiração por Robertinho, que o levou a propor ao ídolo a produção de álbum inédito. “Ele quis trazer [na década de 80] o jeito como o metal era conhecido lá fora para o Brasil, ou seja, tornar conhecido, mainstreaming e botar o metal na mídia. Ele não queria menos do que isso e ser só underground”, comenta.

 

A série “Robertinho de Recife? Robertinho do Mundo!” revisita a linha do tempo de uma carreira de sucesso na música. Dez episódios se dividem entre o início precoce e autodidata na guitarra, tragédias pessoais, músico profissional de ídolos nacionais e bandas nos Estados Unidos, produção musical de astros brasileiros do pop, rock e MPB, projetos autorais de metal e parcerias internacionais. A produção é assinada pela Mil Artes.

 

SERVIÇO

PENÚLTIMO EPISÓDIO DA SÉRIE ROBERTINHO DE RECIFE? ROBERTINHO DO MUNDO!

Quando: segunda-feira (30), às 22h45

TV por assinatura: Music Box Brazil

Reprises: terças-feiras às 10h45; quintas-feiras, às 19h30 e domingos, às 14h15

Temporada: 10 episódios de 30 minutos

Classificação indicativa: Livre