Music Box Brazil exibe documentário que traz músicas inéditas de Dona Ivone Lara e marca o início das celebrações do centenário da Grande Dama do samba

“Baú da Dona Ivone” será exibido EXCLUSIVAMENTE pelo canal Music Box Brazil nos dias 14 e 15 de julho às 22 horas e às 10 horas, respectivamente.

 

O legado de Dona Ivone Lara ao samba é um colosso que não projeta sombra, mas ilumina. Ela abriu caminho para que gerações de cantoras e compositoras reivindicassem seus espaços na música brasileira. A Grande Dama foi a primeira a assinar um samba-enredo e a integrar a ala de compositores de uma escola de samba. Seu pioneirismo também está no fato de ter recebido o merecido prestígio por suas composições num tempo em que isso era praticamente reservado aos homens. 

 

Os trabalhos dessa diva da música são retratos cantados de uma brasilidade luzente que resiste à obscuridade de parte da história nacional durante o período em que viveu. Compositora prolífera, seu cabedal ganhou ainda mais substância com a descoberta e o resgate de composições inéditas deixadas pela artista, organizadas por seu parceiro musical de longa data, Bruno Castro, no “Baú da Dona Ivone”.

 

Inédito na televisão brasileira, o documentário “Baú da Dona Ivone” será exibido com exclusividade pelo Music Box Brazil, canal de TV por assinatura dedicado à música brasileira. O conteúdo deriva do quarto EP de inéditas da cantora e compositora, resultante do projeto de resgate de Castro, e chega ao público abrindo as celebrações de seu centenário, a ser comemorado em abril de 2022. 

 

O registro, que mistura representações de canções inéditas de Dona Ivone Lara e depoimentos de grandes músicos por ela influenciados, conta com a participação de Xande de Pilares, Dudu Nobre, grupo Fundo de Quintal, Pretinho da Serrinha e Dandara Mariana, que além de apresentar o documentário, canta um tributo à Grande Dama composto por Bruno Castro e Ciraninho. 

 

Muito mudou desde que Dona Ivone desafiou as normas de seu tempo e presenteou o Brasil com clássicos cuja pujança e representatividade conquistou séquitos de fãs, muito além das fronteiras nacionais. Mas sua reverência à brasilidade, ao povo que encanta por sua alegria, mesmo ante os desencantos da realidade, permanece. Xande de Pilares, em depoimento que integra o documentário, sintetizou a importância deste legado para música e para a vida de brasileiras e brasileiros: “Dona Ivone Lara rompeu barreiras em uma época muito difícil. As mulheres, que têm a oportunidade de cantar hoje, precisam exaltar a Dona Ivone Lara, pensar nela com muito carinho e respeito. Porque tudo que nós podemos desfrutar hoje, Dona Ivone batalhou muito para conquistar”.

 

SERVIÇO

Documentário “Baú da Dona Ivone”

Exibição exclusiva pelo canal de TV por assinatura Music Box Brazil

Datas: 14/07, às 22 horas e 15/07, às 10 horas.

Duração: 40 minutos.

Com as participações de: Dandara Mariana, Xande de Pilares, Bruno Castro, Dudu Nobre, Pretinho da Serrinha, André Lara, Junior Itaguay, Marcio Alexandre, Bira Presidente, Sereno, Ademir Batera, Binho Percussão, Sarah Si, Dudu Dias, Álvaro Barcelos, Nelio Junior, Mauricio Verde, Leandro Braga e Ciraninho.

Classificação indicativa: livre.