Produção de vinhos no Brasil ganha série de TV no Travel Box Brazil

“Vinhos.BR”, que irá ao ar a partir do dia 2 de agosto, retrata o processo da atividade vitivinícola nacional

Julho de 2019 – A produção brasileira de vinhos será retratada em uma nova série de TV que estreia no canal Travel Box Brazil a partir do dia 2 de agosto às 20h30. Vinhos.BR mostra com riqueza de detalhes as diversas etapas do trabalho da vitivinicultura nacional, que em muitas vezes envolve negócios familiares tradicionais, desde o cultivo das uvas, sua colheita, a fabricação da bebida, o amadurecimento, até o engarrafamento.

Ao longo de 13 episódios, a equipe da série visita alguns empreendimentos brasileiros, em sua maioria comandados por famílias cuja produção de vinhos ultrapassam gerações. Este é o caso da Vinícola Salton, que recebeu os integrantes da Vinhos.BR para falar sobre o negócio que existe há três gerações e hoje se consolida como o maior complexo vitivinicultor das Américas. Localizada em Bento Gonçalves (RS), a Salton é considerada a marca nº1 no ranking da Wine Intelligence e tem um de seus produtos na lista dos 10 Melhores do Mundo pela competição Effervecents du Monde.

Outra empresa que recebeu a Vinhos.BR é a Vinícola Geisse, fundada pelo enólogo chileno Mario Geisse na cidade de Pinto Bandeira (RS), em 1976. A empresa produz alguns dos mais conceituados espumantes brasileiros, entre eles o Cave Geisse, ícone de maior reconhecimento da marca. Para a elaboração de seus produtos, Mario conta com a ajuda de seu irmão, Carlito Abarzúa, eleito o Melhor Enólogo do Brasil de 2017 pela Associação Brasileira de Enologia – ABE.

Os telespectadores também vão conferir que, apesar do Rio Grande do Sul ser o estado brasileiro mais conhecido pela produção de vinhos, outras regiões também estão se inserindo neste mercado. Exemplos desse movimento são a Adega Bianchetti Tedesco e a Botticelli, ambas localizadas no Vale do Rio São Francisco, em Pernambuco. A região nordestina do Brasil é uma grande consumidora de vinhos e começa a entrar no mapa da vitinicultura nacional. Os cidadãos nordestinos, aliás, são os maiores entusiastas da produção de vinhos na região, mas seus apreciadores já marcam presença em todo o país.

Vinhos.BR promete chamar a atenção dos apaixonados pela bebida, sejam eles enófilos (os apreciadores), enólogos (profissionais responsáveis por todo o processo de elaboração do vinho, desde o período da colheita até o engarrafamento), sommeliers (especialistas que organizam e recomendam vinhos em restaurantes, lojas especializadas, supermercados e hotéis, entre outros estabelecimentos), viticultores (responsável pela plantação e cultivo de uvas utilizadas na vitinicultura) ou meros entusiastas que apreciam os sabores dos vinhos.

A estreia de Vinhos.BR acontece na sexta-feira, 2 de agosto, no canal Travel Box Brazil. A série também será exibida no festival Vinho na Vila, em São Paulo, evento que será realizado entre os dias 3 e 4 de agosto na Cinemateca Brasileira, onde haverá um bate-papo com a cineasta Malu Martino, responsável pela produção da atração. Mais informações sobre horários de exibição da série no festival Vinho da Vila estão disponíveis NESTE LINK.

 

SERVIÇO

Estreia da série “Vinhos.BR”

Quando: 02/08/2019 às 20h30

Canal: Travel Box Brazil

Reprises: Sábados às 22h30 e Segundas-feiras às 21h

Total de episódios: 13

Duração de cada episódio: 26 minutos

Classificação indicativa: Livre