Série com Yamandu Costa registra a cadeia produtiva de um dos instrumentos mais populares da música

“Histórias do Violão” estreia no dia 2 de março, às 21h30, no canal de TV Music Box Brazil

 

O multipremiado Yamandu Costa percorre Japão, Espanha e América do Sul, para registrar em nove episódios a cadeia produtiva do instrumento que pode variar entre seis e doze cordas, um dos mais populares da música clássica e popular em diferentes países. A série documental “Histórias do Violão” estreia em rede nacional no dia 2 de março, às 21h30, no canal de TV Music Box Brazil.

Gravado no formato “sem roteiro”, o seriado transita por imagens de músicos amadores e profissionais, fábricas e lojas tradicionais e redutos de apresentações. Em Cuenca, cidade espanhola suspensa por rochas, Yamandu dedilha modelo clássico do luthier Vicente Carrilho, produzido há algumas horas, enquanto o fabricante explica que o envelhecimento do violão amplifica a vibração emitida.

Em Buenos Aires, Yamandu aprende as diferentes marcações rítmicas do tango em violão de seis cordas. Conhece a trajetória de vida do músico amador Hugo Rivas, que se divide entre espetáculos improvisados nas ruas e a atividade de cabeleireiro em salão de beleza. O brasileiro finaliza a troca de experiências ao convidar Hugo para participar de concerto no clube de tradição tangueira Torquato Tasso.

“Histórias de Violão” foi filmada no decorrer de 2018 pela Bagual Produções. Nascido em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Yamandu Costa figura entre os principais nomes da guitarra e do violão pela crítica
especializada. Seu mais recente álbum é “Nashville 1996”, lançado em 2020. Acumula turnês e prêmios na
música instrumental dentro e fora do Brasil.

 

SERVIÇO

Série “Histórias do Violão” com Yamandu Costa
Estreia: 2 de março
Novos episódios: terças-feiras, às 21h30
Reprises: quartas-feiras (09h30) e domingos (13h30)
Último episódio: 27 de abril
Temporada: 9 episódios de 27 minutos
Classificação indicativa: livre