Série mostra a busca por moda 100% sustentável

Primeiro episódio do programa destaca a produção de tricô e crochê sustentável

A indústria da moda é responsável por danos ao meio ambiente, como desmatamento e poluição, e o Brasil, como a quarta maior potência do mercado, precisa pensar em alternativas sustentáveis. Com esse ponto de partida, a Mutante Filmes produziu a série documental Manufatura Fashion, que estreia no dia 3 de fevereiro, a partir das 22 horas, no FashionTV. A atração coloca em pauta a produção de moda sustentável 100% brasileira, propondo o enfrentamento de questões ambientais e sociais que envolvem este universo, além de educar o consumidor e influenciar grandes marcas a seguirem um rumo mais salutar ao meio ambiente.

Dividida em oito episódios que podem ser vistos de maneira independente, a série acompanha a rotina de trabalho e entrevista profissionais do universo fashion, como estilistas, empreendedores, designers e produtores que prezam por uma relação mais saudável e menos predatória com o meio ambiente.

Na primeira semana, a atração evidencia o tricô e o crochê, e como essa cadeia de produção pode ser mais sustentável, além de ser benéfica para a população, por servir como uma alternativa para autonomia financeira de muitas pessoas.

A série também apresenta o conceito de upcycling, cujo objetivo é resgatar um objeto não mais utilizado e transformá-lo em algo novo, prática que minimiza novos gastos de energia, matérias-primas e outros processos considerados agressivos ao meio ambiente. Durante a atração, o telespectador aprenderá que, seja por meio de peças descartadas ou reutilizando resíduos, como retalhos, restos de rolos de tecidos ou roupas com defeito, o upcycling evita desperdícios de maneira criativa e sustentável.

No decorrer das semanas, outros temas serão abordados: a fabricação de calçados veganos como prática que livra animais da crueldade; o tingimento natural de peças, que evita a contaminação de recursos hídricos; novas formas de consumir moda, em que opções não monetárias, como a troca, são levadas em consideração; novas cadeias de produção de peças, que valorizam os pilares ambientais, econômicos e sociais; a confecção de acessórios artesanais com material de descarte; a plantação de algodão orgânico, bem como os seus benefícios para o universo fashion e para a natureza.

SERVIÇO

Estreia dia 03 de fevereiro, às 22h

Novos episódios: quintas-feiras, às 22h

Reprises: segundas-feiras, às 22h30; terças-feiras, às 19h; quartas-feiras, às 14h; e sábados, às 23h

Quantidade de episódios: 8

Duração de cada episódio: 30 minutos

Classificação indicativa: Livre

 

Clique AQUI para acessar a lista de operadoras de TV por assinatura que oferecem o canal em seu line-up. A série também poderá ser acompanhada via streaming na plataforma Box Brazil Play.